A Arte de pintar.

A pintura refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma líquida a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas.

Em um sentido mais específico, é a arte de pintar uma superfície, tais como papel, tela, ou uma parede (pintura mural ou de afrescos). A pintura a óleo é considerada por muitos como um dos suportes artísticos tradicionais mais importantes; muitas das obras de arte mais importantes do mundo, tais como a Mona Lisa, são pinturas a óleo.

Diferencia-se do desenho pelo uso dos pigmentos líquidos e do uso constante da cor, enquanto aquele apropria-se principalmente de materiais secos.

No entanto, há controvérsias sobre essa definição de pintura. Com a variedade de experiências entre diferentes meios e o uso da tecnologia digital, a idéia de que pintura não precisa se limitar à aplicação do "pigmento em forma líquida". Atualmente o conceito de pintura pode ser ampliado para a representação visual através das cores. Mesmo assim, a definição tradicional de pintura não deve ser ignorada. O concernente à pintura é pictural, pictórico, pinturesco, ou pitoresco.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

POEMA : A uma passante - Charles Baudelaire

A rua, em torno, era ensurdecedora vaia.
Toda de luto, alta e sutil, dor majestosa,
Uma mulher passou, com sua mão vaidosa
Erguendo e balançando a barra alva da saia;
Pernas de estátua, era fidalga, ágil e fina.
Eu bebia, como um basbaque extravagante,
No tempestuoso céu do seu olhar distante,
A doçura que encanta e o prazer que assassina.
Brilho… e a noite depois! %u2013 Fugitiva beldade
De um olhar que me fez nascer segunda vez,
Não mais te hei de rever senão na eternidade?
Longe daqui! tarde demais! nunca talvez!
Pois não sabes de mim, não sei que fim levaste,
Tu que eu teria amado, ó tu que o adivinhaste!
Tradução de Guilherme de Almeida

Um comentário:

  1. Prezado Alexandre, há bastante tempo que tomei conhecimento da tua arte, contudo, a oportunidade de apreciá-la ainda não tinha tido. Que bom que este momento chegou. Mesmo, assim, a distância. Todas estas telas estão muito bonitas, gostei especilmente de "Salve Jorge!" e "Murano"; não sou conhedor de arte, longe de mim querer fazer crítica, deixemos isso aos especialists, mas a textura empregada nelas muito me apraz, gosto dessa coisa deformada/esfumaçada/iridescente, desses matizes que, não tocam apenas a visão, mas a alma... Parabéns meu caro, meu amigo... Sucesso...

    ResponderExcluir